SOCIOLOGIA
- No século XIX, houve o surgimento da Sociologia, porque houve pela primeira vez a preocupação com o indivíduo. O mundo moderno realça a individualidade de cada um. Não faz sentido falar disso na Era Medieval, porque os indivíduos não tinham liberdade para fazer o que queriam, para se expressarem.
- Esse século também foi o que teve as Revoluções Industrial, de caráter econômico; a Francesa, de caráter social; e Americana, de caráter político. Há, também, a formação dos Estados Nacionais. Eles centralizam o poder nas instituições, e não mais nas milícias e no senhor feudal.
Obs: 1) Os Estados Nacionais têm uma língua em comum, um Exército em comum a todos e o recolhimento de impostos.
2) A individualidade, a particularidade e a privacidade nasceram no mundo moderno. A ideia de nação – que é uma narrativa, uma construção de símbolos que criam lealdade e honestidade com o Estado - também nasceu nesse período. No caso brasileiro, o Estado centralizador veio antes da nação.
- As cidades vão ser distintas em relação às das época medieval, porque agora têm um povo, uma multidão, é um local de socialização
- Na Revolução Industrial, cada um tem um cargo na indústria. Há ações da burguesia (sociedade capitalista). Isso fortalece o pensamento individualista.
- Na Americana, as instituições políticas são criadas e elas conspiram fortemente para a criação da democracia.
- Na Francesa, o herói é o próprio povo. Há o surgimento da ideia dos direitos.
DIREITO CIVIL: é o direito de ir e vir; liberdade das propriedades.
DIREITO POLÍTICO: indivíduo participando dos assuntos do país.
DIREITO SOCIAL: proteção ao trabalho, assessoria social.
Obs: O Darwinismo Social foi negativo para a sociedade, porque foi utilizado incorretamente. Ele foi criado para a área de Biologia, mas foi utilizado para explicar uma suposta superioridade entre as “raças” na sociedade. Isso fez com que o racismo e o preconceito surgissem.
Texto 1: Londres e Paris no século XIX: