igualdade e liberdade para Marx
11: 1 - 1 9 , 1 9 8 8 .
INDIVÍDUO, LIBERDADE E IGUALDADE NO PENSAMENTO LIBERAL
E EM MARX
Walquiria Domingues L E Ã O R E G O *
RESUMO: O presente artigo pretende realizar um breve balanço bibliográfico em tomo de algumas categorias do pensamento de Tocqueville, Stuart Mill e Bentham para confrontá-las com o pensamento de Marx e realizar, assim, uma reflexão sobre a política em cada um deles.
UNITERMOS:
Liberdade; igualdade; indivíduo; revolução;
capitalismo.
Este trabalho pretende realizar um breve balanço bibliográfico em tomo de algumas categorias do liberalismo clássico, tendo em vista confrontá-las com o pensamento de Marx. C o m i s to, conduzir a exposição para uma reflexão sobre o significado da política em cada um d e s s e s universos teóricos. Este confronto pretende ser histórico e categorial. O liberalismo de que falo aqui é sobretudo o do século XIX, o de Tocqueville, John Stuart Mill e Jeremy Bentham - autores que,cada um a seu modo,são fundamentais para o tratamento do tema em questão. No c a so de Marx, procedi a uma espécie de mapeamento da temática, objetivando apreendê-la principalmente em s u a obra fundamental, ou seja, O Capital.
C o m o ponto de partida, parece-me necessário fazer referência à categoria de indivíduo. No caso do liberalismo, é sabido que esta se constitui na categoria articuladora de seu discurso.
Por isto, a s noções de liberdade e igualdade repousam numa concepção individualista de s o ciedade. O indivíduo como valor em s i , o direito (o indivíduo soberano) como instrumento de suas relações sociais.
Estas considerações são evidentemente de ordem geral. Todavia, é mister equacionar alguns problemas, tendo em vista a necessidade de preparar o terreno para que s e compreenda a superação que Marx realiza da visão liberal. É sempre bom lembrar que as premissas do liberalismo e a s de Marx são inteiramente diferentes. E, para não correr o risco de desfigurar o s
dois