Prova 2015
De
Sociologia:
Liberdade ou segurança?
Nome: Sarah Sousa Nº35 2ºA
Pag.142 Monitorando a aprendizagem
1: Explique com suas palavras o “dilema tocquevilleano” mencionado nesse capitulo.
R:
2: Alexis de Tocqueville não foi um revolucionário como Karl Marx. Tampouco tomou como ponto de partida para seus estudos a “luta de classes” ou o sistema capitalista. Embora tenham lançado olhares diferentes sobre a sociedade, esses dois observadores concordavam em alguns aspectos. Este capítulo abordou uma dessas convergências entre eles. Destaque-a e explique-a com suas palavras.
R:
3: Neste capítulo, você conheceu alguns aspectos das democracias francesa e norte-americana que chamaram a atenção de Alexis de Tocqueville. Ele viu a democracia ser instaurada nesses dois contextos sociais com resultados diferentes. Como ele explicou esse fato?
R:
4: Tocqueville ficou muito impressionado com o desenvolvimento da democracia nos Estados Unidos da América, mas advertiu que tanto lá como na França poderiam surgir situações em que as pessoas preferissem abrir mão da liberdade em favor de algum outro princípio. Você identifica situações desse tipo na democracia brasileira?
R:
Pag. 142 De olho no ENEM
1: (Enem 2009)
Na democracia estadunidense, os cidadãos são incluídos na sociedade pelo exercício pleno dos direitos políticos e também pela ideia geral de direito de propriedade. Compete ao governo garantir que esse direito não seja violado. Como consequência, mesmo aqueles que possuem uma pequena propriedade sentem-se cidadãos de pleno direito.
Na tradição política dos EUA, uma forma de incluir socialmente os cidadãos é
(A) Submeter o indivíduo à proteção do governo.
(B) Hierarquizar os indivíduos segundo suas posses.
(C) Estimular a formação de propriedades comunais.
(X) Vincular democracia e possibilidades econômicas individuais. E) Defender a obrigação de que todos os indivíduos tenham