Sociologia nos filmes
Caleb Campos
1 – Ficha técnica
Diretor: David Fincher
Ano de lançamento: 15 de outubro de 1999
País: EUA
Título Original: Fight Club
2 – Quais são os personagens principais?
Anónimo (Eduard Norton), Tyler Durden (Brad Pitt), Marla Singer (Helena Bonham Carter).
3 – Qual a questão central abordada no filme?
Capitalismo, ideologia, controle.
4 – Qual o contexto histórico no qual a trama se desenvolve?
Um homem comum leva uma vida banal, consumista, e por vezes sem sentido. Sofre de insônia e descobre um jeito de curar isso, indo a reuniões de pessoas com doenças terminais. E assim conhece Marla Singer, que faz sua insônia voltar, por atrapalhar nas reuniões, complicando sua vida. E por fim conhece Tyler Durden por acaso e descobrem juntos uma maneira de dar sentido a suas vidas, criam o Clube da Luta, uma fuga de suas vidas banais visando um objetivo maior.
E assim uma série de acontecimentos geram situações improváveis e confusas.
Resenha crítica
A primeira vez que assisti ao filme fiquei muito surpreendido pelo final, mas não pelo enredo, pois nem entendido bem eu tinha.
Apenas depois de assistir muitas vezes entendi tudo, e ainda assim sempre que assisto pego alguma coisa que não tinha visto antes.
A mensagem do filme em si é sensacional, a loucura do próprio protagonista ao meu ponto de vista, era causa de toda aquela vida banal e capitalista, sem sentido e sem objetivos que ele tinha.
Os personagens muito bem trabalhados, você se identifica com eles, com a idéia do filme. O filme começa com um ritmo meio lento, mas assim que Tyler Durden entra em cena tudo fica mais interessante. O começo do clube da luta é a parte alta do filme (onde faz sentido o título do filme).
Realmente, um filme obrigatório para todos, jovens ou não, até para os mais adultos. Já que seu lançamento foi nos anos 2000.
Mesmo sendo relativamente antigo, o filme tem aqueles efeitos especiais, com explosões e lutas, muito