Análise do filme antropologia e sociologia
Ao analisar o filme - Servidão Morderna, com os ''olhos'' de Florestan Fernandes e ressaltar seu diálogo com a sociologia clássica e moderna podemos verificar: A interpretação da realidade social, a critica a mesma, e exploração, alienação, a propiedade privada, o capitalismo, a superioridade, o consuminsmo, mídia manipuladora, a poítica, entre outros conceitos.
A servidão moderna é uma escravidão voluntaria que possuído por resquícios do imperalismo, tendo a classe dominante como ditadora a ordem social - a origem e evolução do homem caminhou para a atual situação e nós aceitamos isso. (Max Weber)
A superexpropriação da vida homem se da a medida com que ele se subordina a qualquer coisas pelo capital, acreditando que a 'mercadoria traz a felicidade' (Karl Marr), fazendo parte de uma sociedade cada vez mais mercantilista, trabalhando excessivamente para em encaixar essa hipócrita sociedade capitalista que visa o interesse privado - a superexploração, o capital conquistado para deixar novamente com a classe dominte.
"De Tanto obedecer adquirimos reflexão de abmissão".
A medida que o homem caminha para esse destino, ele vai se alienando. A mídia manipuladora que faz com que ele pernameça estático perante a 'política do pão e circulo' vigente até hoje, que mudou das lutas de gladiadores para o futebol, deixando ele ignorante perante a situação vivida e objeto facil para os grandes detentores do capital. E procura religião uma forma de se esconder da realidade, buscando nela desculpa para tais atos e a fulga para tanta subordinação ( Max Weber).
"Ele pode descobrir coisas sobre a socidade que fica ignoradas quenado ele se protege por trás do escudo da 'neutralidade' e da profissão, isoldndo-se mentamente".
Utilizando Durkheim, é necessário encontrar a essência da socidade, tratando a como coisas, sendo a mesma um bloco e não o individuo, reflexão prévia e fuga de idéias pré-concebidas, com consenso de crença e depois as regras aceitas. Apenas