sociologia na educação
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Prof. JOSÉ GERALDO FÁBIO.
Tayná Sauim de Oliveira
IBITINGA- SP
2014
ÉMILE DURKHEIM
EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA
Trabalho de Sociologia da Educação, solicitado como objeto de avaliação pelo Prof. José Geraldo Fábio, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ibitinga – FAIBI.
IBITINGA
2014
A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Nos artigos lidos, deparamos com inúmeros pontos relevantes ditos por Émile Durkheim dirigindo-se a educação. Segundo Kant: “o fim da educação é desenvolver, em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz!”.
Os costumes e as ideias que determinam esse tipo, não fomos nós que fizemos, são o produto da vida em comum e exprimem suas necessidades. Todo o passado da humanidade contribuiu para estabelecer esse conjunto de princípios, que dirigem a educação de hoje. Como, então, poderá um indivíduo pretender reconstruir, pelo esforço único dessa reflexão, aquilo que não é obra do pensamento individual? (DURKEIM, Emile. 1922).
As consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana. "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela. Existem milhares de teorias que são utilizadas para tornar a sociedade melhor, essas teorias nos ajudam, e os teóricos servem para dar embasamento, para pensar na realidade atual, e responder certos problemas que estão acontecendo, porém, de nada serve a teoria se ela realmente for apenas teoria, servirá quando deixar de ser teoria e for imposta em nosso cotidiano, para que consigamos