SOCIOLOGIA DO DIREITO
TÍTULO DO TEXTO ESTUDADO: A organização familiar em classe popular a partir da biografia de alguns catadores de lixo, autores de um livro em Santa Maria.
DISCIPLINA: Sociologia, docente: Anderson Dias
NOME DOS ALUNOS: Victor Hugo Biz, Luã Claudio Batista.
OBJETIVOS DO TEXTO: O texto trás duas discussões, primeiro, a de que a organização familiar dos catadores em questão serve para pensar as famílias da classe popular, permitindo que nos posicionemos a favor de um movimento interpretativo que vai do particular para o geral. Segundo, a de que os modelos a partir dos quais é pensada a instituição família devem ser questionados.
PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DO TEXTO: Os diagramas;
Bibliografia utilizada para o estudo: As Histórias de Vida e Lutas de Catadores em Santa Maria;
Estudo sobre a classe “popular”;
Forma de organização das famílias;
Quantidade de filhos por mãe;
Papel que assumem os homens, mulheres e filhos na família;
Papel dos ascendentes na construção familiar;
CONCLUSÕES DO AUTOR: Segundo o autor não existe um “certo” ou “errado” se tratando de famílias, é apenas uma questão de valores, esses modos como se é vivido pela classe “popular” não podem ser julgados como desestruturadas, o individuo deve ser respeitado, não modelos préstabelecidos. Questões como trabalho, a forma de os catadores se perceberem enquanto cidadãos, as relações que estes estabelecem com diversas esferas da sociedade (igreja, meio acadêmico,governo), estão relacionadas aos catadores e merecem ser debatidos em outros estudos.
DESCREVAM AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊS OBTIVERAM AO ESTUDAR ESTE TEMA: A idéia retirada do tema é a de que o autor aponta uma visão onde o leitor obtenha uma criticidade sobre o modelo que seria ideal para as organizações familiares, na sociedade em geral, utilizando como exemplo as classes menos favorecidas do Brasil. Um deles seria o sistema patriarca, esse, o modelo exemplar para uma sociedade, ou seja, pai, mãe e