Sociologia Diretos humanos
SOCIOLOGIA
ATPS – ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS
PROFESSOR (A): MA. MARCIANE MORAES NUNES
Introdução.
Podemos observar que com esses temas abordados ao longo desse estudo, os direitos humanos nascem quando podem nascer, portanto compõe um construído axiológico, fruto da nossa história, de nosso passado, de nosso presente, a partir de um espaço simbólico de luta e ação social. Dessa maneira, tendo em vista a pluralidade de significados concebidos até hoje, destaca-se a chamada concepção contemporânea de direitos humanos, que veio a ser introduzida com o advento da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e reiterada pela Declaração de Direitos Humanos de Viena de 1993.
A concepção dos direitos humanos é fruto do movimento de internacionalização dos direitos humanos, o qual é extremamente recente na história, surgindo, a partir do pós-guerra, como resposta às atrocidades e aos horrores cometidos durante o nazismo, levando em consideração que o Estado foi o grande violador de Direitos Humanos.
Assim podemos verificar que através do cumprimento das normas estabelecidas pela declaração dos direitos humanos haverá uma obtenção de direitos iguais a todos independente sua condição social onde a sociedade terá seus direitos garantidos sendo atendidas em suas necessidades básicas como: alimentação, moradia, educação saúde e seu bem-estar-social.
Solidariedade mecânica e Solidariedade Orgânica
Durkheim buscou esclarecer que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social, está baseada no grau de consenso produzido entre os indivíduos. Esse consenso produzido ele chamou de solidariedade.
Para Durkheim existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.
Solidariedade mecânica
Para ele a solidariedade mecânica é característica das sociedades ditas "primitivas" ou
"arcaicas", ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs.