Sociologia das práticas corporais
Definição:
L.E.R. - Lesões Por Esforços Repetitivos
D.O.R.T. - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho
Essas lesões estão cada vez mais conhecidas em todo mundo e são responsáveis por muitos afastamentos por parte de funcionários e por muitos prejuízos para as empresas.
Os movimentos repetitivos de qualquer parte do corpo provocam lesões nos tendões, músculos e articulações, elas acontecem principalmente nos membros superiores.Como resultado temos dores, limitação no movimento, fraqueza muscular e declínio do desempenho profissional.
Estes distúrbios são extremamente doloridos e em estágios evoluídos se tornam lesões permanentes, provocando às vezes até o afastamento permanente do funcionário, ou seja, uma aposentadoria por invalidez, causando assim um grande prejuízo para a empresa.
Fatores de Risco:
Nossa literatura não mostra apenas uma única causa para o aparecimento do L.E.R./D.O.R.T., e sim um emaranhado de causas como: grande repetitividade de movimentos, posturas inadequadas por grande período de tempo, grande pressão sobre determinadas partes do corpo, invariabilidade de tarefas, choques e impactos, etc.
Lesões Mais Comuns:
- Síndrome do Túnel do Carpo: lesão no nervo mediano que passa pelo punho e é responsável pelo movimento do dedo polegar.
- Tendinites: inflamação nos tendões, esses são responsáveis pela fixação do músculo nos ossos.
- Tenossinovite Estenosante: ocorre nos flexores dos dedos das mãos, formação de um nódulo sobre o tendão ou inchaço na bainha que o cobre, criando uma pressão e fazendo com que a pessoa sinta um estalo na articulação envolvida.
- Epicolondite Lateral: ocorre nos ossos do cotovelo, através de uma inflamação das pequenas protuberâncias laterais (parte de fora do braço)
- Doença de Quervain: é decorrente das inflamações nos tendões que passam pelo punho ao lado do polegar, ela pode dificultar o movimento do polegar e do punho.
- Dores musculares em geral: encômodos nos