ORIGENS DA CIVILIZAÇÃO GREGA
- LOCALIZAR NO ESPAÇO: Creta
- LOCALIZAR NO TEMPPO: 700-323 a.c.
Raízes da civilização Grega---------» Cultura Micénica
Desenvolveu-se em 3 períodos diferentes:
PERIODO ARCAICO (700-450 a.c.):
Caracterizado pela consolidação das cidades-estado, prosperidade económica e propagação de centenas de actividades artísticas.
Cidade-estado: cidade independente com governo próprio e com actuação económica e cultural própria.
PERIODO CLASSICO (450-300 a.c.):
Marcado pelo desenvolvimento económico politico e cultural das cidades grgas, sobretudo Atenas. Pela introdução do ordenamento das cidades e afirmação do ideal classico da beleza e perfeição.
HELENISMO (323 a.c.):
Marcado pela junção de várias culturas e dissolução da cultura grega. Os romanos foram responsáveis pela expansão da cultura grega pelo mediterrâneo.
ATENAS ESPARTA
O povo é soberano, todos os cidadãos Poder centralizado num tem os mesmos direitos e deveres num pequeno nº de famílias perante a lei poderosas
A organização da cidade compreende:
Área sagrada - lugar constituído pelos principais templos e santuários integrados na ACRÓPOLE ( recinto sagrado e muralhado) num local elevado que domina a cidade.
Área Publica – constitui o centro da vida da pólis é a verdadeira praça pública onde se realizam as actividades politicas e económicas, o mercado e a assembleia de cidadãos, integrando teatros e estádios .
Área Privada – formada por bairros residenciais, organizados sem distinção de classes sociais. As casas eram modestas construídas sem grandes materiais e sem grande mobiliário.
Á VOLTA DA ÁGORA…..
AREÓPAGO- conselho judicial e político que julgava os crimes políticos.
BULEUTÉRIO – Um edifício em em anfiteatro onde se reunia a Assembleia de