Sociologia das Organizações
FADIMAB - Faculdade de Ciência de Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros
ISEG – Instituto Superior de Educação de Goiana
Sociologia das Organizações
Tainnah Rafaelle Felix da Silva
09 de Outubro de 2014
Goiana-PE
INTRODUÇÃO
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A Sociologia surgiu como uma disciplina no século XIX , na forma de uma resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando menor e mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada. Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um antídoto para a desintegração social.
Hoje os sociólogos pesquisam macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça, classe e gênero, além de instituições como a família; processos sociais que representam divergência, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divórcio. E pesquisam os micros processos como relações interpessoais.
A NECESSIDADE DO ESTUDO DE NOVOS FENÔMENOS SOCIAIS TRAZIDOS PELA INDUSTRIALIZAÇÃO
A desestruturação da sociedade tradicional, com a perda de suas principais referências, que garantia um mínimo de estabilidade, como a organização econômica baseada na agricultura, e a existência de um claro domínio político da nobreza provocaram a necessidade de encontrar alternativas que servissem como modelo a um novo tipo de organização social. E, para tanto, era necessário surgir uma ciência que estudasse os fenômenos que estavam ocorrendo, visando entendê-los, interpretá-los e propor alternativas viáveis.
Os precursores da Sociologia e os primeiros sociólogos vislumbraram como núcleo dessa nova sociedade a forma de organização trazida pela indústria, destacando-se o papel dos empresários e da racionalidade científica como elementos novos de articulação de uma nova ordem.
Nesse sentido, a nova forma de