Sociologia Das Organizações
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES: CONQUISTAS FEMINISTAS
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
UNINOVE
ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO
EAD
SÃO PAULO
2014
BIANCA ALVES RAMALHO -2313200371
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES: CONQUISTAS FEMINISTAS
Trabalho apresentado ao Curso de Administração Bacharelado, sob orientação da profº Paulo Niccoli Ramirez, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina: Sociologia das Organizações.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
UNINOVE
ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO
EAD
SÃO PAULO
2014
Conquistas Feministas
A divisão entre o mundo doméstico e o mundo do trabalho para as mulheres começou nas sociedades industriais. Alves e Pitanguy (1981) afirmam que a revolução industrial incluiu o trabalho da mulher no mundo da fábrica, separou o trabalho doméstico do trabalho remunerado fora do lar. A mulher foi incorporada subalternamente ao trabalho nas fábricas. Em tempos de ampliação da produção se acionava a mão de obra feminina junto à masculina. Nas fases de crise, substituía-se o trabalho masculino pelo trabalho da mulher, porque o trabalho da mulher era mais barato. A remuneração do trabalho da mulher sempre foi inferior a do homem. A dificuldade de cuidar dos filhos levou as mulheres a reivindicarem escolas, creches e direito à maternidade.
Alves e Pitanguy (1981) contam que, no século XX, as mulheres começaram uma luta organizada em defesa de seus direitos. A luta contra as formas de opressão a que eram submetidas foi denominada de feminismo e a organização das mulheres em prol de melhorias na infraestrutura social foi conhecida como movimento de mulheres. No decorrer do século XIX, Alves e Pitanguy (1981) observam que havia movimento de mulheres reivindicando direitos trabalhistas, igualdade de jornada de trabalho para homens e mulheres e o direito ao voto. Ao ser incorporado ao mundo do trabalho