Sociologia da educação
Nesse trabalho abordaremos questões como desigualdades sociais, a importância e o direito de uma educação de qualidade para os alunos, além da questão da garantia de segurança à vida de cada aluno como indivíduo da sociedade. Para, FERREIRA, João Vicente Hadich, (2009, p.97):
Falar do espaço público é falar de um espaço de relações que não se restringe apenas às relações ou aos interesses privados, particulares, mas que as envolve e deve ser compreendido como lugar de realização do que é o melhor para uma coletividade.
Entende-se que falar em educação, relações de convivência é um assunto complexo exigindo a conjunção das diversas áreas do conhecimento, buscando atitudes e comportamentos que propiciem o bem da coletividade. Deve-se pensar na sociedade como um todo e não apenas nos interesses privados. Torna-se necessário estabelecer regras e leis que propiciem uma conduta que permita a o direito a vida do aluno como indivíduo no meio ao qual está inserido. Torna-se importante citar aqui que o direito ao ambiente escolar onde todos sejam respeitados com suas diferenças, onde o aluno encontre condições favoráveis para o seu crescimento intelectual e que os valores morais sejam trabalhados para que todos percebam que a escola é um ambiente de socialização e aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO Observa-se atualmente através dos meios de comunicação a procura pela democratização da escola empreendida por todas as classes trabalhadoras organizando-se em busca do direito de conseguir uma educação de qualidade para seus filhos enquanto alunos, primando pela segurança e qualidade de