Sociologia da Educação
A Sociologia surge como ciência que busca encontrar respostas para os problemas sociais. Estuda o comportamento humano em seu contexto social (homem na sociedade).
A tarefa central da Sociologia é questionar verdades tidas como irrefutáveis, propondo uma análise crítica dos fenômenos sociais.
Fenômenos sociais: fenômenos que decorrem da vida social e do comportamento humano, tais como fenômenos econômicos (desemprego, riqueza, crescimento econômico), fenômenos demográficos (crescimento populacional, migração e imigração, etc), fenômenos políticos, históricos, etc.
Ideias centrais dos teóricos Marx, Durkheim e Weber:
Marx
Luta de classes
O Capitalismo constitui novas classes sociais e Marx propunha o Socialismo como uma saída para a extinção das classes sociais;
Durkheim
Fatos sociais
Tudo aquilo que se impõe aos indivíduos de uma sociedade, como as leis, por exemplo. O fato social tem por característica ser coercitivo, geral e exterior ao indivíduo.
Weber
Ação social
Ação realizada pelo indivíduo levando em consideração a ação de outros atores sociais.
As ações sociais podem ser:
- Ação Tradicional – Por hábito/tradição
- Ação afetiva – Motivada pela emoção/afeto
- Ação racional com relação a valores – Conduta motivada por um valor percebido como essencial.
- Ação racional com relação a fins – Estabelecer objetivos a serem alcançados e definir os fins para que ele sejam atendidos.
1. Marx
Séc. XIX – Consolidação do Capitalismo industrial – Exploração da força de trabalho na sociedade capitalista é o ponto de partida da análise de Marx.
Para Marx, o Capitalismo produz uma primeira relação social ( da qual derivam 'n' outras), a relação de assalariamento. A venda da força de trabalho move essa estrutura social.
▼ Relação central do Capitalismo ▼
Indústria
↓
Fornece os instrumentos de produção
↓
Precisa de