Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco
Este trabalho tem por objeto o estudo da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, localizada nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Destacamos que a Bacia Hidrográfica do rio São Francisco abrange cerca de 639.219 km² de área de drenagem (7,5% do nosso país) e uma vazão média de 2.850 m³/s (2% do total do país).
Ao longo do trabalho mostramos a importância da preservação do rio São Francisco, por ele ser a principal fonte de água doce no Nordeste do Brasil.
BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO
A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é formada pelo Rio São Francisco (principal curso d'água) e conta com um total de 168 afluentes. Esta bacia estende-se pelas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Ela é de extrema importância, pois é a principal fonte de água doce da região Nordeste do Brasil, mas contribui também pelo seu potencial hídrico passível de aproveitamento e por sua contribuição histórica e econômica para a região. Em função desta importância, existe um projeto do governo federal que pretende fazer a transposição do rio para que as águas possam atingir regiões que sofrem com a seca nordestina.
A Bacia Hidrográfica do rio São Francisco abrange 639.219 km2 de área de drenagem (7,5% do país) e vazão média de 2.850 m3/s (2% do total do país). O rio São Francisco tem 2.700 km de extensão e nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, escoando no sentido sul-norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para este, chegando ao Oceano Atlântico através da divisa entre Alagoas e Sergipe. Ocupa 8% do território nacional e sua cobertura vegetal contempla fragmentos de Cerrado no Alto e Médio, Caatinga no Médio e Submédio e de Mata Atlântica no Alto São Francisco, principalmente nas cabeceiras. A bacia concentra a maior quantidade e diversidade de peixes de água doce da região Nordeste. A vazão natural média anual do rio São Francisco é de 2.846 metros cúbicos