Sociologia da Educação
Cap. 1: Comte e a educação positivista.
Por que Comte considera tão relevante para a sociedade positiva a educação da massa proletária e como deve ser tal educação?
Para Comte, para que haja a construção de uma sociedade harmônica, deve haver uma “educação geral”, ou seja, uma educação dedicada a todas as classes. A educação dedicada aos proletários tem como objetivo os disciplinar, fazendo com que eles aceitem uma ordem social e fazer com que os trabalhadores consigam acompanhar os avanços técnicos e científicos que encontrarão ao desempenhar suas funções profissionais. Esta educação, de acordo com Comte, deve ser de instrução científica e moral e deve formar indivíduos que contribuam de forma útil, beneficiando todo o meio social.
Explique as funções atribuídas por Comte ao poder espiritual.
De acordo com Comte, o poder espiritual deve ter uma influência sobre os indivíduos, fazendo com que a sociedade busque a “perfeição social” e trabalhe sempre em função da manutenção da ordem social. Este poder espiritual deve fundar uma moral e tornar os indivíduos submissos a ela, mas deve ser de forma pacífica e voluntária.
Na sua opinião, que críticas podem ser feitas às concepções educacionais de Auguste Comte?
Comte defende a ideia que existem aqueles indivíduos que comandam e os que obedecem e, para ele, deve haver uma educação diferenciada para aqueles que comandam. Portanto, a classe proletária não recebe uma educação onde ela possa visar o seu crescimento. Outra ideia de Comte é que deve existir um poder espiritual, onde o objetivo é fazer com que os indivíduos, por meio deste poder, aceitem a ordem social em que são impostas a ele sem questionar.
Cap. 2: Durkheim: a educação como socialização e individuação.
Por que, segundo Durkheim, a educação pode ser considerada um fato social?
O fato social pode ser definido como formas de agir e pensar representadas pela sociedade aos indivíduos com o intuito de fazer com que o