sociologia da educação
Tem como principal objetivo a compreensão e o estudo da sociedade, com cerne na educação como uma importante ferramenta de relacionamento entre os indivíduos.
Uma ciência que promove a consciência social que agregará na formação do senso crítico.
Emile Durkheim é um dos principais nomes que creditava que a educação está contígua com a vida social, uma vez que os homens foram responsáveis pela criação da escola.
Durkheim foi um dos primeiros sociólogos a atestar que a escola se refere a uma instituição imprescindível para a formação, visto que a sociedade e a escola se completam e devem interagir.
De acordo com a sociologia da educação o processo educacional não ser desvinculado do espaço de aprendizagem, ou seja, do espaço em que ocorrem as atitudes e implicações cotidianas. O desenvolvimento do discente estará acontecendo atrelado ao estudo da sociologia, que irá aperfeiçoar o conhecimento social e promoverá o entendimento frente aos diferentes comportamentos dos grupos sociais.
Nas relações sociais, a educação serve para refrear e equilibrar os interesses pessoais e sociais, contribuindo para alteração social, porém está aliada a outros fatores que assegurarão essa transformação.
A sociologia é uma ciência que estuda a forma de relacionamento entre os grupos, assim como as consequências dessa relação. Seu principal objetivo é o estudo da sociedade, focalizando na educação como uma forma importante de relacionamento entre as pessoas. Essa ciência é significativa para a conscientização social e a formação do espírito crítico. É também uma forma de aperfeiçoar o conhecimento social, auxiliando os interessados a compreenderem melhor o comportamento dos grupos sociais.
Um dos principais sociólogos que se preocupou com essa questão foi Durkheim. Ele acredita que a educação está ligada diretamente a toda