Sociologia da educação
Crise que essa revolução gerou em toda a sociedade europeia. A sociologia como a "ciência da sociedade" não surgiu de repente, nem resultou das ideias de um único autor; ela é fruto de toda uma forma de conhecer e de pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveu a partir do século XV, quando ocorreram transformações significativas que desagregaram a sociedade feudal, dando origem à sociedade capitalista.
2- Na maioria dos países europeus, a burguesia comercial, formada basicamente por comerciantes e banqueiros, tornou-se uma classe como muito poder, devido, na maior parte das vezes, às ligações econômicas que mantinha com os monarcas. Essa classe, além de sustentar ativo o comercio entre os países europeus, estendia a todos os pontos do mundo, até onde pudesse chegar os seus tentáculos, comprando e vendendo mercadorias, tornando o mundo cada dia mais europeizado.
A maquinofatura se completava com o trabalho assalariado, ai se incluindo a utilização, numa escala crescente, da mão-de-obra feminina e infantil. No nível externo europeu há a exploração do ouro no Brasil, da prata no México e do algodão na América e na Índia. Toda essa atividade era desenvolvida com a utilização do trabalho escravo ou servil. Esses elementos, conjugados, asseguravam as bases do processo de acumulação necessária para a expansão da indústria.
3- Racional com relação a valores, porque Carlos, João e seus colegas creem que a preservação é importante por isso eles se colocam em frente ao trator mesmo correndo o risco de vida, pois sabem que a natureza é importante e querem servir de exemplo para a preservação independente de êxito ou não nessa sua atitude.
4- Durkheim - Para Émile Durkheim, a sociedade prevalece sobre o individuo. A sociedade é, para esse autor, um conjunto de normas de ação,