Sociologia da educação
Wylson Nogueira Vieira Neto Matricula: 121112020
Curso História
Disciplina: Antropologia.
Fichamento: Vozes de uma gente invisível: O jornal Boca de rua como um espaço de meditação.
“[...] uma Organização Não-Governamental com os objetivos de desenvolver projetos voltados para área social, discutir o comportamento e a ética de grande imprensa, formar leitores críticos e contribuir para democratizar e qualificar a informação no país.[...] três linha de atuação. A primeira voltada para a discussão e reflexão sobre imprensa, a segunda que promove oficinas sobre comunicação e uma terceira, responsável pela criação de canais de mídia alternativos.” (pág. 121)
“[...] segundo ela a metodologia de trabalho precisa ser constantemente revista e a interação com a realidade dos colaboradores deve ser constante.” (pág. 122)
“O meu objetivo neste artigo é analisar estes princípios que nortearam a criação do Boca de Rua, apresentando, as motivações e percepções dos idealizadores do projeto e, em seguida, apresentar exemplos de temas e reportagens publicadas no jornal, tentando por fim compreender de que forma este espaço vem sendo utilizado pelos moradores de rua que ingressaram no projeto.” (pág. 123)
“Colabora com diversos projetos voltados para a discussão da comunicação e a constituição de mídias alternativas e apresenta uma postura crítica frente às desigualdades de acesso a informação[...]” (pág. 124)
“Ao perguntar a aos colaboradores sobre quais as principais dificuldades enfrentadas no desenvolvimento dos trabalhos, todos me responderam que o principal motivo que leva às dissidências é a dificuldades que muitos têm em adaptar-se ao 'regime de trabalho' proposto.” (pág. 126)
“A repressão policial é um dos temas mais citados, apresentada como fato recorrente na vida dos moradores de rua, que segundo eles, são constantemente expulsos das praças, pontes e marquises.” (pág. 128)
“Além da violência física evidente, há também a humilhação, o