Sociologia da Educação
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Trabalho: Estudo sociológico dos estudantes que optam pelo ensino militar
Aluno: Marcos Vinicius Cunha dos Santos
Curso: Licenciatura em Quimica
Professor: Paulo Henrique Vaz
A educação militar no Brasil. A educação militar no Brasil começa desde cedo na vida dos jovens e crianças que optam por seguir esse tipo de aprendizagem o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) por exemplo é formado por 12 Colégios Militares, que oferecem o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e o ensino médio. Estes estabelecimentos de ensino, localizados em vários Estados do Brasil, propiciam educação a aproximadamente 15 mil jovens, sendo este apenas uma das varias opções de ensino militar ,contando com uma vasta lista que vai desde o fundamental ,passa pelos profissionalizantes e vai até os institutos como o IME que é o estabelecimento de ensino superior militar do Exército responsável pela seleção e preparação de jovens para atuar na área de Engenharia do Exército Brasileiro.
Como entrar para o ensino militar? Há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por concurso público e por amparo regulamentar. Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental assim como para a 1ª série do ensino médio e para o 1° ano do ensino superior. Cada concurso dependendo de qual academia desejada tem suas provas especificas e seus pré-requisitos como idade mínima e máxima, nacionalidade assim como a quantidade de provas que pode incluir físicas e psicológicas. Já o ingresso por amparo, especificado em regulamento, destina-se a atender os dependentes de militares, que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreia.
Estudo sociológico dos estudantes que optam pelo ensino militar As diferenças entre o estudo militar e o regular são gritantes, tais como nos colégios militares que existem