Resumo livro
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
“INOVAÇÃO NO URBANISMO BRASILEIRO DA PRIMEIRA REPUBLICA. O TRAÇADO DE SATURNINO DE BRITO PARA A EXPANSÃO DA CAPITAL PARAIBANA”.
Sarah Rodrigues Costa RA: 2010.066850
Projeto Integrado – 9º Semestre – Noite
Profº Marília Dorador Guimarães
GUARULHOS
2014
SOUSA, Alberto; NOGUEIRA, Helena de Cássia; VIDAL, Wylnna. Inovação no urbanismo brasileiro da Primeira Republica. O traçado de Saturnino de Brito para a expansão da capital paraibana. Arquitextos, São Paulo, ano 06, n.070.07, Vitruvius, Março de 2006.
1. Por qual motivo a proposta do Plano de Expansão para a capital do Estado da Paraíba, como parte o plano de esgotos, era inovadora e considerada revolução urbanística?
Resposta: Brito sempre gosta de aplicar em seus projetos a estética urbana e Paraíba fugia dos planos ortogonais geralmente utilizados, ele fez uma trama irregular, deliberada e cuidadosamente planejada, apesar de se compor basicamente de segmentos de reta – o que lhe dava uma feição claramente moderna, era distinta daquela de traçados irregulares medievais, além disso a diretriz fundamental do traçado, foi que as vias deveriam ser dispostas de modo a facilitar a execução e o funcionamento das redes sanitárias, já que o terreno possuía relevo favorável, a malha por elas formada deveria acomodar-se a topografia, criando ruas que tivessem uma declividade favorável ao escoamento pluvial e a execução dos esgotos.
2. Cite as diferentes formulas urbanísticas que Saturnino de Brito fez questão de embutir em seu plano e comente o porquê da escolha de Brito
Resposta: Brito fez questão que a irregularidade estivesse associada com a variedade, utilizando-se: a) ruas retas, curtas e de extensão média; b) algumas ruas curvas; c) estradas existentes de alinhamento irregular; d) vias fletidas formadas por dois trechos retos; e) um rond-point; f) nós formados por cinco ruas; g) largos de inspiração