sociologia da educaçao
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Nome: Juliana Aparecida Pereira Oliveira
Turma: N1GEO1
Professor: Leonardo Soares
SETEMBRO/ 2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo citar e relacionar a concepção dos sociólogos Émile Durkheim, Max Weber, Carl Marks, Antonio Gramisci, Louis Althusser, Pierre Bourdieu e Demerval Saviani na abordagem do tema: sociedade e suas influências sobre a educação.
Sociologia e Educação
A educação sempre esteve diretamente ligada as relações sociais. Sendo um ponto estratégico crucial para a disseminação de ideologias e ideias especificas inseridas no meio social. Por isso, a área educacional sempre foi um tema muito abordado e aprofundado como objeto de estudo para muitos sociólogos. Dentre eles, podemos destacar Émile Durkheim, Max Weber, Carl Marks, Antonio Gramisci, Louis Althusser, Pierre Bourdieu e Demerval Saviani.
Émile Durkheim (1858-1917), defendia a organização rígida e racional como forma de evolução e funcionalidade social, optando pelo funcionalismo no alcance do evolucionismo, para ele, a sociedade somente se desenvolveria de forma mecânica, seguindo padrões coletivos de forma obediente e orgânica através da união racional dos indivíduos, que tinham a obrigação de ajudarem uns aos outros para o alcance da ordem social. Dessa forma a escola para Durkheim seria um instrumento somente utilizado para repasse de informações de forma programada e padronizada pelas gerações adultas (educadores) sobre as gerações novatas (alunos), onde os educandos absorveriam os conteúdos de forma obediente e submissa, sendo a educação uma ação repetida e executada de forma planejada e demandada pelas autoridades competentes.
Já o sociólogo Max Weber (1864-1920), aprofundou-se nas ações sociais desenvolvidas pela sociedade (ação social afetiva, tradicional, racional e social) para a descrição de tipos ideais de