SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA NA VISÃO DE ÉMILE DURKHEIM
PEDAGOGIA I
VANILDE DOS SANTOS IVANICSKA
sociologia como ciência na visão de Émile durkheim
Jacareí
2010
vanilde dos santos ivanicska
sociologia como ciência na visão de Émile durkheim
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia da Educação
Profª Okçana Battini
Jacareí
2010
Sociologia como ciência na visão de Émile Durkheim
O homem sempre buscou explicar a sua existência. Ele é produtor da realidade, isto é, através da ação que realiza em sociedade, ele busca explicar o seu papel; chamado de prática social.
A sociologia surge como ciência e busca analisar as relações que estabelecemos dentro da sociedade. Ela efetivou-se a partir do século XVIII e XIX.
A transição da Idade Média para a Idade Moderna, potencializou o surgimento da nossa sociedade, que é o modo de produção capitalista. Esta mudança, não ocorreu de uma hora para outra; existiram alguns acontecimentos que começaram a modificar essas relações sociais.
Com as grandes navegações, houve uma nova forma de compreender o globo terrestre, pois a Europa era o centro da sociedade. A partir deste fato, Ásia, África e América começaram a ser descobertas.
Com a expansão do comércio, surgiram também novas mercadorias e o desenvolvimento de um mercado mundial.
Os pequenos burgos sobreviviam do comércio, eles começavam a crescer em importância econômica e potencializavam o desenvolvimento da sociedade.
Através do Renascimento, século XV e XVI ( período de valorização da humanidade), o homem passou a ser personagem principal. Esse período ficou conhecido como Antropocentrismo. Valorizaram-se também as artes e o conhecimento. Anteriormente, a leitura era o Teocentrismo, no qual o clero determinava a leitura social.
A base do pensamento social era a religiosidade: toda interpretação da formação do homem, da formação da