Emilie Durkheim
CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESTUDOS SOBRE ÈMILE DURKHEIM
Campinas
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata de um breve estudo dos conhecimentos e feitos de David Émile Durkheim, que nasceu no dia 15 de abril de 1858 em Epinal, região noroeste da França.
Considerado um dos pais da Sociologia. Durkheim formou em filosofia, onde começou a se interessar pelos estudos sociais.
Foi ele o responsável pela disciplina de Ciências Sociais, que segue até hoje na grade curricular das universidades.
Os estudos de Durkheim tratam como objeto da Sociologia os fatos sociais, os quais devem ser estudados como "coisas”, onde o homem é um animal que só se humaniza pela socialização e pode ser observados e analisados independente do pensamento e vontade de cada indivíduo.
Durkhiem Faleceu em 15 de novembro de 1917 em Paris.
¹
“As dificuldades práticas só podem ser definitivamente resolvidas através da prática e da experiência cotidianas.
Não será um conselho de sociólogo, mas as próprias sociedades que encontrarão a solução.”
Émíle Durkheim
________________________________________
¹ Imagem retirada do site http://redes.moderna.com.br/2012/11/14/a-sociologia-de-emile-durkheim/
BIOGRAFIA
Émile Durkheim nasceu na Èpinal em 15 de abril de 1858, vinha de uma familia de judeus, mas não seguiu os passos para ser um rabino. Ele estudou filosofia na Escola Superior de Paris. Depois de sua formação Durkheim deu aula na Faculdade de Letras de Bordeaux (1887-1902), lecionava pedagogia e ciências sociais, matéria que foi instituída pela primeira vez em uma universidade francesa. Tempos depois, Durkheim criou a Escola Sociológica Francesa. Em 1906 sucedeu Ferdinand Edouard Buisson (1841-1932; Professor e burocrata da educação, pastor protestante, fundador e presidente da Liga dos Direitos do Homem) na cadeira de Ciência da Educação na Sorbonne. Durkheim explorava os problemas do ensino (educação moral,