Emilie Durkheim
1 introducao
Durkheim, nasceu em 1858 em Epinal, noroeste da frança e faleceu em Paris, no ano de 1917, após a morte de seu único filho. O mesmo teve uma contribuição fundamental para a consolidação da sociologia enquanto ciência na França. Suas ideias ultrapassaram fronteiras francesas, influenciando gerações de políticos, pesquisadores e educadores.
O mesmo compreendia que a educação como uma poderosa ferramenta para a construção gradativa de uma moral coletiva, fundamental para a continuidade da sociedade capitalista. Esse é um pressuposto fundamental para o entendimento de suas preocupações expressa em um grande debate com as ideias liberais presentes na Europa.
2 A especificidade do objeto sociológico
2.1 Vamos começar entendendo qual a definição da sociologia.
“Ciencia das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento” ou seja, de “toda a crença, todo o comportamento instituído pela coletividade”
2.2 pessoa e sociedade.
Durkheim pensava que a sociedade é mais do que a soma dos indivíduos vivos que a compõem. Cada individuo é apenas uma ínfima parte de uma multidão de colaboradores entre os quais estão membros de muitas gerações anteriores a ele que já desapareceram.
Os fatos sociais são formados pelas representações coletiva. Ou seja “como a sociedade observa a si mesmo e ao mundo que a rodeia”, seja ela atrave de suas lendas, mitos, concepções religiosas, crença morais, etc.
As repreentaçoes coletiva são o produto de uma imensa cooperação que se entende não apenas no espaço mas também no tempo; para faze las, uma multiplicidade de espíritos diversos associam s, misturam e combinam ideias e sentimentos; longas series de gerações acumularam nelas suas expectativas.
Representações sociais são expressão da consciência coletiva. Por serem mais estáveis que as representações individuais, as representações coletivas são a base de onde se originam os conceitos, traduzidos nas palavras do vocabulário de uma comunidade, de um