Sociologia capítulo 5 resumo
Conceito de grupo social Na maior parte da literatura sociológica existente, a definição mais aceita de grupo social é o de que é qualquer número de pessoas que partilham de uma consciência de interação e de filiação.Os grupos sociais têm características singulares, são diretamente observáveis, pois de modo geral se manifestam por fenômenos observáveis exteriormente. Os seus membros apresentam normas, símbolos e valores que o tornam um agente social diferenciado dos indivíduos que o compõem.
O conceito de agregação ou coletividade são confundidos com o de grupo social.Agregação ou coletividade é o conjunto de pessoas que estão no mesmo tempo e no mesmo lugar mas não se sentem pertencer a um grupo.Ex: um grupo de pessoas assistindo um show, passageiros e um ônibus, pessoas em uma fila no banco.Mas os agregados podem se tornar um grupo nem que seja por um momento. Ex: Os passageiros de um ônibus em determinado momento têm sua atenção voltada para uma briga que está ocorrendo. Essa briga lhes deu num determinado momento um interesse comum, passaram a ter uma interação conjunta. Nesse período formaram um grupo social, mesmo sendo transitório e amorfo.Há inúmeras classificações dos grupos sociais, as principais são: Grupos pessoais e externos, grupos primários e secundários e os conceitos de comunidade e sociedade.
Grupos pessoais e grupos externosOs grupos internos são aqueles que sentimos que pertencemos, tudo aquilo que chamamos de meu/minha. Ex: Minha família, meus amigos, meu clube, minha cidade.Dos membros de um grupo pessoal, esperamos reconhecimento, lealdade, auxílio e nos sentimos plenamente a vontadeOs grupos externos são aqueles que não pertencemos. Outras