Resumo do capitulo 5 do livro de sociologia
CURSO DE DIREITO
GABRIEL VIANA SANTOS
SOCIOLOGIA: HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO
SOCIOLOGIA GERAL E ANTROPOLOGIA
SÍNTESE DO CAPÍTULO 5
SANTO ANTÔNIO DE JESUS
A visão Weberiana, esteve ligada às questões pertinentes à ação prática da política, sempre preocupado com o destino de seu país. Nessa área, desempenhou papéis importantes: foi conselheiro da delegação alemã na série de conferências que conduziram ao Tratado de Versalhes, em 1919, e fez parte de uma comissão de especialistas que escreveu a Constituição da República Weimar. Nacionalista por convicção, mas nunca compactuou com as ideias racistas e imperialistas, suas posições políticas sempre foram pautadas pelos princípios liberais e parlamentaristas.
Para Weber, a sociedade e seus sistemas não pairam e não são superiores ao indivíduo. As regras e normas sociais não são analisadas como exteriores à vontade dos indivíduos. Pelo contrário, elas seriam o resultado de um conjunto complexo de ações individuais, nas quais os agentes escolheriam, a todo momento, diferentes formas de conduta. Individualista, o pensamento weberiano privilegia a parte sobre o todo, uma vez que sua perspectiva pressupõe que o coletivo se origina no individual.
Sua principal contribuição metodológica para as ciências sociais foi a elaboração do conceito de tipo ideal, seu conceito de tipo ideal define-se pela ênfase “em determinados traços da realidade até concebê-los na sua concepção mais pura e consequente, que jamais se apresenta assim nas situações efetivamente observáveis”.
Segundo Weber, um período histórico não engendra nem configura o seguinte. Para encontrar uma saída por seu intelecto, foi realizar uma pesquisa por meio de um exame comparativo que permitisse o resgate das peculiaridades de cada período histórico.
Outra contribuição importante de Weber para o enriquecimento do instrumental teórico das ciências