Sociologia Atividade desenvolvida em sala
Sociologia e Antropologia, Professor: Abel.
Anna Carolina Nunes, Gabriel Cassoli Cortelleti, Leslie Arlen, Marília Freitas;
PARTE 1:
Questão 1.
Resposta: Charles Darwin, em sua teoria da evolução das espécies explicou as transformações do mundo animal e a necessidade de uma adaptação dos mesmos. Tendo em mente que para se aplicar e comprovar a Sociologia, que até então carregada o nome de Física Social, alguns sociólogos fizeram a utilização da teoria de Darwin para tentar explicar a sociedade. Buscou-se então fundamentos naturais para a fixação de uma Ciência Social, acreditando-se também que o homem se desenvolve e se adapta por uma força evolutiva natural, sendo que os moldes da sociedade se dão por meio da cultura.
Tomou-se então uma aplicação errônea ao Darwinismo para com a Ciência sociológica positiva. A crítica de diversos sociólogos à respeito aplicação se dá por comparações em quem no meio natural não existe aplicação e adaptação de conhecimentos e normas (essas que se desenvolvem por meio da organização intelectual da sociedade), esqueceu-se então que o objeto de estuda dessa Ciência é o ser pensante e racional e não se funda por preceitos meramente animais.
Questão 2
Resposta: Os europeus obtiveram um crescimento cultural e intelectual que se “sobrepôs” às outras nações. Esse crescimento apoiado à uma ideia eurocêntrica “propões” uma comparação com a teoria evolucionista das ciências biológicas.
Por sua vez, na visão europeia as demais sociedades estavam atrás na evolução humana, essas, que possuíam uma tecnologia e cultura não tão avançadas deveriam progredir até alcançar o mesmo padrão de intelectual/industrial.
Esse alcance, (para a sociedade europeia) se daria por meios evolutivos naturais, onde se achando uma “raça superior escravizavam outros, especialmente negros.
Para os europeus os que não alcançassem o mesmo patamar eram primitivos
Questão 3
Resposta: Os movimentos eram nomeados como: Dinâmico e