Sociolinguistica nas escolas
“ A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Para essa corrente, a língua é uma instituição social e, portanto não pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente do contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação” ( Maria Maura Cezario e Sebastião Votre).
Desse modo, passamos a compreender que a língua é um organismo vivo que varia conforme o tempo e com o contexto, até porque a nossa língua materna é heterogênea e admite mudanças e variações. O locutor e o interlocutor interagem em nosso dia-a-dia em ambientes diferentes dialogando sobre situações sociais.
Diante disso, a inserção de conteúdos de sociolinguística nos âmbitos escolares do sexto ano do ensino fundamental se faz necessário, pois a abordagem varacionista baseia-se em pressupostos teóricos que permite ver regularidade e sistematicidade por trás do aparente caos da comunicação do dia a dia e procura demostrar como uma variante se implementa na língua ou desaparece. Nas escolas a língua só existe porque está intimamente ligada à cultura de um povo que adquire a linguagem e dela se utiliza dentro da comunidade, tendo como objetivo principal a comunicação entre os indivíduos.Essa comunicação desligada do prestígio social e de uma forma mais objetiva e imparcial nas escolas contribuirá para o melhor relacionamento do professor- aluno e do aluno-professor.
Além disso, o conteúdo de sociolinguística nas escolas do sexto ano do ensinofundamental irá auxiliar o docente a combater um grande problema da