socio
O acidente vascular hemorrágico acontece quando algum vaso do cérebro se rompe e extravasa sangue para dentro do cérebro ou para dentro do liquor. O sistema nervoso central é composto por várias partes incluindo uma caixa de proteção - a caixa craniana, que tem a função de proteger o cérebro - e a coluna vertebral, que protege a medula óssea que também faz parte do sistema nervoso central.
Embaixo da estrutura óssea e envolvendo todo o sistema nervoso central ficam as meninges que são três: a mais externa se chama dura-máter, a intermediária se chama aracnóide e a mais interna se chama pia-máter. Entre as duas meninges mais internas, aracnóide e pia-máter há um espaço que fica completamente preenchido por um líqüido chamado de líqüido cefalorraquidiano ou simplesmente liquor. No acidente vascular hemorrágico o sangue também pode vazar para dentro do liquor.
A causa de acidente vascular cerebral hemorrágico mais comum é a hipertensão arterial (pressão alta). A pressão alta pode alterar as pequenas artérias levando à formação de zonas de fraqueza nas suas paredes, que podem se romper. Quando essas artérias lesadas se rompem, extravasa sangue para dentro do cérebro. Esse sangue que extravasa forma um hematoma e aquela parte do cérebro deixam de receber sangue oxigenado e morre. Os pontos de fraqueza na parede dos vasos são chamados de micro aneurismas, que são pequenas dilatações das artérias. Esses sangramentos costumam acontecer mais em algumas regiões do cérebro, na região dos chamados núcleos da base.
Quando a hemorragia acontece perto dos ventrículos (espaços formados pelas membranas que revestem o cérebro e que ficam cheios de liquor), pode haver sangramento dentro do liquor.
©2008 Comotudofunciona
A imagem do meio mostra AVC hemorrágico em tomografia do crânio: a área da lesão é a região com coloração mais densa e brilhante
http://saude.hsw.uol.com.br/avc2.htm