Venenos Aracnideos
O principal objetivo do trabalho é de conhecer os principais aracnídeos causadores de acidente no Brasil, analisar a forma pela qual o venenos agem no organismo do ser vivo e seus modos de diagnostico e profilaxia. Os aracnideos possuem várias ordens, são elas: Ordem Araneae, Ordem Scorpionida, Ordem Pseudoscorpionida, Ordem Phalangida, Ordem Acari.
Introdução
Apesar dos aracnídeos serem um problema para a saúde publica – cerca de 5.000 acidentes com aranhas em humanos e 8.000 acidentes com escorpiões-, existem poucos dados relacionados com acidentes em animais. E a notificação não é obrigatoria na medicina veterinária.
Ordem Araneae
Viuva Negra (Latrodectus spp.):
Latrodectismo é a síndrome causada pela picada da viúva negra, também conhecida como flamenguinha ou aranha ampulheta.
Elas habitam jardins, parques, gramados e plantações e podem ocultar-se nas residências, possuem hábitos sedentários, produzem teias irregulares, vivem de forma gregária e não são agressivas.
O seu veneno é neurotóxico e produz um quadro clinico de dor local, lesao puntiforme, edema, sudorese locas, cefaleia e eritema.
Seu tratamentos contra o agente toxico é o soro Antilatrodectus ( SALart), compressas mornas no local e analgésicos, pode ser usado Diazepan, Gluconato de Cálcio e Prometazina.
Aranha-marrom (Loxosceles spp.)
Loxoscelismo é a síndrome causada pela picada da aranha-marrom, que é pouco agressiva, com hábitos noturnos.
Encontra-se em pilhas de tijolos, telhas, beira de barrancos, nas residências.
Seu veneno é de ação Esfingomielinase-D, é produz um quadro clinico de forma Cutânea e de forma Cutâneo-Visceral (hemolítica). E produz complicações locais: infecção secundária, perda tecidual, cicatrizes desfigurantes. E sistêmicas: insuficiência renal aguda (principal).
Seu tratamento é feito com Tratamento de Soro antiloxoscélico (SALOx) Soro antiaracnídico (SAAr) Corticoterapia, Dapsone (DDS), Suporte.
Aranha armadeira (Phoneutria spp.)