Aracnideos
Representantes: aranhas, ácaros, carrapatos e escorpiões.
Habitat: Os ácaros são encontrados em lugares que contém terra, e as aranhas são encontradas em lugares que contém gramas, na umidade, e onde faz calor; os escorpiões vivem debaixo de pedras, troncos e cascaa de árvores.
Estrutura Corporal: Os aracnídeos são compostos de cefalotórax e abdômem. Eles não têm mandíbulas, nem antenas, no lugar das mandíbulas têm um par estrutural chamado de quelíceras, que estão relacionados a manipulação de alimentos. Ao redor da boca possuem estruturas denominadas pedipalpos que têm função diferente em cada grupo. Os olhos dos aracnídeos são em números variados, podemos encontrar aranhas com até oito olhos.
Características Gerais:
-Corpo normalmente formado de cefalotórax (cabeça e tórax unidos) e abdômen;-Seis pares de apêndices: um par de quelíceras (membros anteriores), terminadas em pinça ou ferrão;
-Um par de pedipalpos, utilizados para prender as vítimas; e quatro pares de patas locomotoras, todos eles inseridos no cefalotórax;-Ausência de antenas ou de mandíbulas;-Respiração através de traquejas ou filo-traqueias (pulmões que apresentam o aspecto de finas lâminas);-Sexos frequentemente separados e fecundação geral, interna;-São carnívoros e geralmente vivem na terra.
Curiosidades:
- As queliceras das aranhas peçonhentas ligam-se a glândula de veneno, e é através delas que o veneno é inserido na presa.
-Próximas ao ânus das aranhas abrem-se glândulas denominadas fiandeiras. Essas glândulas são responsáveis pela reprodução do fio do qual as aranhas confeccionam teias.
-O veneno dos escorpiões é inoculado na vitíma por meio do aguilhão. Ele afeta o sistema nervoso, sendo raros casos de morte.
-No Brasil os acidentes mais comuns envolvem duas espécies: ESCORPIÃO AMARELO E ESCOPIÃO MARRON.
Importância:
IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA
Os aracnídeos fazem parte da cadeia alimentar de muitos