Trabalho Zoo 2
Trabalho da classe Arachnida
1- Os aracnídeos são animais pertencentes ao subfilo Chelicerata. Compreendem as aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos.
2- Alguns descendentes desses animais passaram a apresentar características que lhes permitiam sobreviver fora da água e invadiram o ambiente terrestre, Os artrópodes, invertebrados que possuem pernas articuladas, ou "juntas" móveis, tem o corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome. Em alguns deles pode ocorrer à fusão da cabeça com o tórax e, neste caso, o corpo é dividido em cefalotórax e abdome.
3- Os aracnídeos (Aracnídeo) são uma classe do filo dos artrópodes que inclui, dentre outros, aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões, compreendendo mais de 60.000 espécies. O nome desta classe tem origem na figura da mitologia grega Arachne, porque as aranhas foram os primeiros membros a pertencer a esta classe. Quase todas as espécies são animais terrestres.
4-
5- O sistema digestório é completo, porém sem mandíbulas, razão pela qual as aranhas liberam enzimas digestivas sobre a presa para iniciar a digestão extracorpórea. Quando a presa se torna liquefeita, é "sugada" para o interior do estômago para completar a digestão.
6- A respiração dos aracnídeos é feita por filotraquéias ou pulmões foliáceos. Os pulmões foliáceos ocorrem aos pares e ocupam posição ventral no abdome. As filotraquéias estão em contato com o ambiente por uma abertura na região abdominal.
7- Os túbulos de Malpighi são os órgãos excretores dos insetos. São tubos finos que partem do intestino e ficam em contato direto com a hemolinfa, de onde recolhem os excretas, que chegam ao intestino e são eliminados juntamente com as fezes.
08- Muitos gânglios fundidos estão concentrados em determinados pontos do cefalotórax. O sistema nervoso da aranha é bem desenvolvido. De modo geral, existem oito olhos simples, localizados dorsalmente na metade anterior da placa