Sociedades indígenas brasileiras (inclusive no Espirito Santo)
Os índios vivem nos mais diversos pontos do território brasileiro e representam, em termos demográficos, um pequeno percentual da população de mais de 180 milhões de habitantes do Brasil. Todavia, são um exemplo concreto e significativo da grande diversidade cultural existente no País. Mais da metade da população indígena está localizada nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, principalmente na área da Amazônia Legal. Mas há índios vivendo em todas as regiões brasileiras, em maior ou menor número.
Não apenas biologicamente, mas também do ponto de vista das tradições culturais, a população indígena vem aumentando rapidamente nas últimas décadas. Hoje, as 215 diferentes sociedades somam cerca de 358 mil pessoas, que falam 180 línguas distintas.
Alguns povos indígenas, desde a época do descobrimento, mantiveram-se afastados de todas as transformações ocorridas no País.
Eles mantêm as tradições culturais de seus antepassados e sobrevivem da caça, pesca, coleta e agricultura incipiente, isolados do convívio com a sociedade nacional e com outros grupos indígenas.
• Grupos indígenas – Espírito Santo
População total: 1.700
Guarani (M’byá)/Tupiniquim.
Atividades:
1- Marque a resposta correta.
a- Mais da metade da população indígena está localizada nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. b- Mais da metade da população indígena está localizada na região Oeste do Brasil. c- Mais da metade da população indígena está localizada na região Norte do Brasil.
2- Marca a resposta correta.
a- A população indígena vem diminuindo rapidamente nas últimas décadas. b- A população indígena vem aumentando rapidamente nas últimas décadas. c- A população indígena não aumenta nem diminui nessas últimas décadas.