Trabalho Realidade Brasileira
Lucas Machado de Jesus, Ricky Murmann e Vinícius Ajala
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Santo Ângelo, RS – Brasil
{lucasmcj,ricky.murmann,viniciusajala}@icloud.com
Abstract. This article speaks about Brazilian-afro culture knowledgements and about Indians, showing their entire characters.
Resumo. Este artigo aborda conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira e indígena, apontando suas principais características.
1 INTRODUÇÃO A CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Chamamos de afro-brasileira o total de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até os dias de hoje.
A cultura da África chegou ao Brasil em sua totalidade por meio dos escravos trazidos da África na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.
Pequenos traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares como festas típicas principalmente nos estados do Nordeste brasileiro.
Estados como Rio Grande do Sul, no sul do país, Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.
Até este momento que tradicionalmente eram desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de valorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje em