sociedade
Regras como ser devidamente casado ou solteiro, e que tenha experimentado a salvação pela fé em Jesus e uma vida de testemunhos diante das pessoas como uma pessoa convertida e de conduta compromissada é característica fundamental para ser admitido nesta igreja. Neste contexto, Rocher (1971) diz que é:
No simbolismo que se transmite a mensagem entre dois sujeitos ou uma pluralidade de sujeitos, e a participação favorece ou apela para o sentimento de que pertença ao grupo ou coletividades.
O fiel tende a manter o sentimento de pertença, para suscitar e assegurar a participação adequada como membro na relação da igreja.
Pode-se entender, então, que para vincular-se ao pentecostalismo, ou seja, à
Igreja Assembléia de Deus é necessário uma relação de obediência aos padrões que é imposto pela Bíblia, e passar por estes rituais acima citados.
A questão da inclusão passa a ser vista, agora, como domínio do poder investido da igreja sobre o fiel, o qual se integra respondendo ao padrão e normas a ele ensinado. A inclusão do fiel na igreja não é necessária só a identificação com os símbolos sagrados, mas é necessário passar por eles. Assim a inclusão é um fator fundamental para o ajustamento ao grupo ao qual se está agregando. A obediência aos padrões bíblicos e a sujeição às normas dos usos e costumes é vista como necessária para o ajustamento e como integração do fiel na igreja Assembléia de
Deus.
46
É indispensável para o fiel que se inclui ou aceita entrar no mundo de novos símbolos e valores, o auto-conhecimento e a aceitação da própria realidade, o que deve gerar uma