sociedade
QUESTIONÁRIO
1. O que é Interação Social?
2. Qual o conceito de alteridade?
3. Como o cientista político Emile Durkheim denominou fatos sociais?
4. Diferencie a integração social de coesão social
5. Estabeleça as diferenças entre as sanções legais e espontâneas
OBSERVAÇÃO: As respostas devem ser sucintas e diretas. Não esqueça de colocar o nome da DUPLA logo no início do questionário.
ATENÇÃO: Não haverá alteração na data final de entrega do questionário aquele que não postar terá a sua ATIVIDADE VIRTUAL valendo 8,0 pontos.
Tudo de bom!
Profa. Leila Guevara
RESPOSTA
1- Interação social é o processo através do qual as pessoas se relacionam umas com as outras. É o resultado de constante relacionamento entre indivíduos através de contato e comunicação. Um simples contato físico não é o suficiente para que haja uma interação social, deve haver uma relação de reciprocidade e um processo social fundamental, que é a comunicação.
2- Colocar-se no lugar do outro em uma relação interpessoal, junto com a consideração, valorização e dialogando com o outro. Este é o conceito de alteridade isso ocorre com relações religiosas, étnicas, etc. não há a destruição da outra cultura quando a pratica da alteridade acontece, pois há respeito no modo de agir, pensar e falar.
3- Para Emile Durkheim os fatos sociais são “coisas”, são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao individuo e dotada de um poder coercitivo. São fatos sociais, regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, maneira de agir, costumes Etc.
4- A integração social e a coesão é um suporte importante para nossa democracia, exerce limite, estrutura as ações do homem seus anseios e desejos.
A coesão social é um termo que representa as funções que mantem os homens juntos em sociedades, permite viver num certo consenso e ordem social. São leis, normas, formas e regras determinadas pela sociedade, que influencia o individuo no modo de pensar e agir, independente das