Relatório sobre Matéria orgânica
Determinação da matéria orgânica
Hauanna Zubek
Lais Viol
Thais Domingues
Introdução Também conhecida pela sigla DBO, a Demanda Bioquímica de Oxigênio corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. Essa unidade de medida avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) em miligramas (mg), equivalente à quantidade que será consumida pelos organismos aeróbicos ao degradarem a matéria orgânica. Entende-se por biodegradável a matéria que pode ser consumida como alimento, ela vai alimentar e ser fonte de energia aos microorganismos que existem na água. Sendo assim, a DBO pode ser considerada como um parâmetro para avaliar a qualidade da água, onde a poluição orgânica é quantificada. A importância deste teste, que também é conhecido como determinação da matéria orgânica carbonada, ou determinação da oxidabilidade, está relacionada principalmente com a constatação de características da água (cor, odor, sabor, etc.) inadequadas para consumo humano e para manutenção dos seres aquáticos.
Objetivo Determinar o teor de matéria orgânica (MO) presente em amostras de água para abastecimento público e águas naturais em geral.
Parte experimental
Foi coletada uma amostra de água do rio do Campo, localizada em Campo Mourão, com limite máximo de 24h de coleta. Depois de feita as soluções de ácido oxálico 0,0125N e permanganato de potássio 0,0125N; transferiu-se 100ml de amostra para um erlenmeyer de 250ml, e adicionou 10ml da solução 0,0125 de permanganato de potássio e 10ml de ácido sulfúrico (1:3). Esta nova amostra no erlenmeyer foi tampada em um becker com água em ebulição e aquecida no bico de Bunsen durante 30 minutos. Após esse tempo, foi retirado o erlenmeyer e acrescentado 10ml de solução 0,0125N de ácido oxálico. Titulou a solução com permanganato de potássio 0,0125 quando ela estava entre 60º e 80º, até sua cor ficar rósea persistente.