Epistola De Judas
A salvação é algo comum a todos quantos em todos os lugares invocaram a Cristo como Senhor "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:" ( 1Co 1:2 ) (...) Judas sentiu a necessidade de concitar os cristãos a batalharem pela fé, ou seja, a lutarem pela doutrina do evangelho quando percebeu que algumas pessoas que se diziam cristãs estavam pervertendo a mensagem do evangelho.
"JUDAS, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo: Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados"
Judas identifica-se aos destinatários da carta e demonstra ser irmão na carne de Jesus. Perceba que ele não utiliza o fato de ter sido irmão na carne de Cristo para se arrogar no direito de escrever na qualidade de apóstolo ( Jd 1:1 ).
Judas e Tiago eram filhos de Maria e José, e por sua vez, irmãos de Cristo "Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?" ( Mt 13:55 ).
Observe que Judas não se arroga no direito de ser tido por apóstolo de Cristo (v. 17), porém, demonstra que submeteu-se ao senhorio de Cristo como todos os outros cristãos "Judas, servo de Jesus Cristo..." (v. 1).
Foi na condição de servo (um dos seguidores de Cristo), que Judas escreveu aos 'chamados', ou seja, àqueles que ouviram a mensagem do evangelho.
Através da mensagem do evangelho os cristãos foram chamados para pertencerem ao Senhor ( Rm 1:6 ). Por pertencerem ao Senhor Jesus, os cristãos passaram a ser nomeados 'santos', nome este que decorre da nova condição dos cristãos 'em Cristo' ( Rm 1:7 ).
Os homens que aceitam a proposta do evangelho (chamado) por intermédio da fé, são santificados em Deus Pai. Como se dá a santificação em Deus Pai? Os que são chamados, ou seja, que ouvem a mensagem do evangelho, recebem