sociedade e hominização
É visto que, a sociedade encontra-se cada vez mais transformada, com mudanças cotidianas, e procurando sempre conhecer e ter ideia ou noção de algo. Sabe-se que existem várias formas de mascarar e ocultar as contradições sociais e a dominação, invertendo e equivocando o modo de pensamento das pessoas. O conhecimento virou assunto obrigatório, somos sociedade aprendente, ou buscamos ser, pois necessitamos de revisão com profundidade e atualização a cada dia.
A hominização significou a adaptação do homem à natureza, já a humanização é um processo invertido, onde o homem passou à adaptar a natureza a ele, garantindo assim, sua sobrevivência, ambicionando seu existir. Nos dias de hoje, as ações vindas da humanidade vem assustando bastante em alguns aspectos, pela forma como surgem problemas ou necessidades e o homem tenta resolver com avanços, tornando deles soluções para a humanização do homem e do ambiente que se insere. A filosofia se encaixa aqui de forma importante, pois vai de seu pensamento mais simples, ao mais intenso.
A massa dominante cobra da humanidade, que sejamos passivos e quietos, a tecnologia avança e se espalha de uma forma que nos ajuda e ao mesmo tempo nos atrapalha. Limites quase não existem mais, pois o homem visa o que lhe traz benefícios de forma fácil e rápida, nos trocam por máquinas e nos alienam a elas sem que percebamos.
Para que haja a defesa contra alguns mecanismos como massificação, de manipulação e controle, é preciso que exista educação, para que também exista clareza, evitando que equívocos sejam cometidos. Por isso é importante o conhecimento de condições que sejam concretas ou objetivas, quanto mais inserido, melhor, pois será um ser de modificações e se tornará um ser de opções.
Diante do que foi estudado, o ser humano é o único ser que deve organizar o ambiente que se insere, sendo um ser transformador do mundo, que procura viver sua realidade, isso explica que a condição humana exige