karen horney
351
Depressão e Desempenho Escolar em Crianças e Adolescentes Institucionalizados
Débora Dalbosco DellAglio1 2
Cláudio Simon Hutz
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo
Foram investigadas as variáveis depressão e desempenho escolar em 215 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, de 7 a 15 anos, de escolas públicas da periferia de Porto Alegre e Viamão, divididas em 2 grupos. Um grupo de participantes (n=105) estava abrigado em instituições governamentais de proteção especial e o outro (n=110) morava com a família e freqüentava as mesmas escolas. Os participantes responderam individualmente o Childrens Depression Inventory (CDI) e o Raven. As professoras preencheram uma Escala de Avaliação do desempenho dos alunos. Os resultados do CDI indicaram uma média mais alta entre as meninas e no grupo institucionalizado. Foi encontrada uma correlação negativa entre o CDI e o desempenho escolar. As meninas apresentaram uma média mais alta no desempenho escolar e as crianças institucionalizadas uma média mais baixa. Estes resultados indicam a necessidade de estratégias de atendimento específicas para crianças e adolescentes institucionalizados para melhorar seu desempenho escolar e prevenir depressão entre as meninas.
Palavras-chave: Depressão; desempenho escolar; institucionalização.
Depression and School Achievement of Institutionalized Children and Adolescents
Abstract
The present study investigated depression and school achievement of 215 children and adolescents of both sexes, 7 to 15 years-old, who were attending public schools in poor regions of Porto Alegre and Viamão, Brazil. About half the participants (n=105) were living in public institutions.
The others (n=110) lived with their families and attended the same schools. The participants completed the Childrens Depression Inventory
(CDI) and the Raven test. An evaluation scale to assess school achievement was completed