Sociedade e cultura
O Serviço Assistencial Salão do Encontro é uma organização de direito privado e sem fins lucrativos que promove a cidadania por meio da arte.
Fundada em 1970, a instituição busca a erradicação da pobreza e a dignidade de vida oferecendo educação, capacitação, cuidados com a saúde e moradia à população carente da cidade de Betim, a 30 quilômetros de Belo Horizonte. Tudo isso com foco na arte e no fazer artesanal, preservando sua tradição e resgatando no cidadão carente a auto-estima, preparando-o para trilhar seu próprio caminho.
Pela competência, seriedade e qualidade do trabalhodesenvolvido que o Salão do Encontro representa, na atualidade, um "Centro de Referência Educacional e de Difusão da Arte Popular”. Ao preservar e valorizar uma arte que historicamente remete às origens do estado de Minas Gerais, a entidade conquista seu espaço, promove cultura e forma pessoas para a vida.
MISSÃO
Desenvolver ações estratégicas que garantam o acesso à educação, cultura e a capacitação profissional de pessoas de baixa renda e portadores de necessidades especiais, atuando em todos os pilares do núcleo familiar – pais, filhos e avós - promovendo a redução da desigualdade social e o crescimento do indivíduo e da comunidade.
HISTORIA
O Salão do Encontro nasceu da coragem, da confiança, do trabalhoe principalmente do sonho de uma mulher, a Professora Noemi Macedo Gontijo.
Em 1970, Dona Noemi, apoiada pelo amigo Frei Stanislau Bartold, decidiu enfrentar a pobreza e a miséria, levando dignidade à população carente de Betim, cidade próxima de Belo Horizonte, que cresceu de forma desordenada, o que resultou em sérios problemas sociais.
No local foi construído inicialmente um pequeno galpão rústico, onde funcionava uma cozinha que distribuía sopa às pessoas necessitadas. Mas Dona Noemi sabia que dificilmente a fome seria erradicada apenas pela distribuição de alimentos. Logo o foco do Salão voltou-se para a oferta de trabalho.
A concretização do