sociedade feudal, características sociais, económicas, politicas e culturais
O Feudalismo tem suas raízes na decadência do Império Romano, onde os senhores feudais, com grande poderio econômico,foram tornando suas propriedades em uma pequena organização social, ou Feudo, como ficou conhecido e predominou na Europa durante a Idade Média. O Feudalismo, em suas raízes, compara-se ao nomadismodos que recebiam terras dos Senhores Feudais que por sua vez, recebiam suas terras dos Reis. O Feudalismo é a concentração do poder nas mãos dos Senhores Feudais, onde é praticada a agricultura e aatividade criatório com a utilização dos servos nos trabalhos duros do Feudo, que com oportunismo exploravam o trabalho quase escravo dos camponeses. O feudo compreendia o Castelo do Senhor Feudal, asterras agricultáveis e os pastos, onde se praticava a criação de animais.
Os servos além das terras para o plantio, recebiam a proteção do Senhor Feudal em casos de guerra entre os Feudos. Na IdadeMedia, no auge do Sistema Feudal da Europa, os Reis e o Clero, tinham relações muito estreitas e muita liberdade ao Clero, que se infiltrou no Feudo e se utilizando de uma pretensa cultura e religiosa,diziam que ¨ o Rei é um enviado de Deus¨ e que tudo acontece pela vontade de Deus, e nesse toma lá e da cá, a Igreja foi se tornando a maior proprietária de Feudos, chegando a alcançar na França aposse de dois terços dos Feudos. O Feudalismo foi um Sistema Social em que a Sociedade não sofria mutações entre as classes sociais, pois não acontecia a ascensão de uma classe para a outra, ou oretrocesso. Eram três as classes sociais, a nobreza, o clero e os servos.
CARACTERÍSTICAS SOCIAIS :
Os Nobres tinham a função de guerrear e o poder político sobre as demais classes sociais doFeudalismo. O Clero tinha a função de rezar mantendo a cultura religiosa, mas na pratica, exerciam o poder político e mantinham a ordem na sociedade. Os Servos que eram a grande maioria da população