Apogeu do Feudalismo
História
Equipe: Fernanda Souza, Laís Freitas, Lanna Teles, Luciano Assis e Thalyta Araújo.
Turma: A
Tema: Apogeu do Feudalismo
Apogeu do Feudalismo
As principais características da Alta Idade Média, no modo-de-produção feudal eram: economia agrária e de subsistência; política descentralizada já que o poder ficava nas mãos de cada senhor feudal; cultural teocêntrica, ou seja, ultra religiosa e sociedade estamental, sem mobilidade social. Essas características marcaram o apogeu do Feudalismo.
* O que é Feudalismo? Sistema econômico, político e social que se fundamenta sobre a propriedade da terra, cedida pelo senhor feudal ao vassalo em troca de serviços mútuos e que caracteriza a sociedade feudal.
As características do feudalismo foram fundamentadas pela economia agrária da Baixa Idade Média, pelo poder dos senhores feudais e pela utilização do trabalho dos servos. - Periodização:
Séc. III – VIII – formação do Feudalismo tem início com as primeiras invasões bárbaras;
Séc. VIII – XI – apogeu do Feudalismo;
Séc. XI – XV – decadência.
* Características: sociais, relações trabalhistas, econômicas, políticas e tributos.
- Sociais:
A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos. A servidão foi uma forma muito peculiar do sistema da sociedade feudal; o servo era um camponês que recebia a terra para sua exploração, mas não era o dono dela.
- Relações trabalhistas:
O servo ficava preso ao senhor feudal, devendo-lhe fidelidade, obediência e obrigações pessoais, bem como o pagamento de diferentes impostos. Os servos poderiam ser ex-escravos, camponeses ou demais homens livres que recebiam casa e terra para cultivar. Esses servos eram submetidos espontaneamente ou não ao poder dos grandes senhores.
- Econômicas:
Na Baixa Idade Média, a sociedade feudal era essencialmente