Processos Psicológicos Básicos
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos sobre a linguagem, seus tipos, para que ela serve e também a aquisição da linguagem
LINGUAGEM
A Linguagem é a capacidade de receber, interpretar e emitir informações ao ambiente. Por meio da linguagem podem-se trocar informações e desenvolver formas de compreensão e de expressão. A linguagem reflete a capacidade de pensamento, então se uma pessoa tiver um transtorno de pensamento sua linguagem poderá ser prejudicada. Junto aos processos cognitivos é que a linguagem se desenvolve e se as habilidades das funções mentais são crescentes assim os recursos linguísticos também serão.
A linguagem é uma representação interna da realidade construída, que utiliza um meio de comunicação compartilhado socialmente.
TIPOS DE LINGUAGEM
Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. O nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem é a Linguística. Na linguagem do cotidiano, o homem faz uso da linguagem verbal, não verbal, corporal, mista, formal e linguagem artificial para se comunicar.
A linguagem verbal integra a fala e a escrita (diálogo, informações no rádio, televisão ou imprensa, etc.). Todos os outros recursos de comunicação como imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, etc., fazem parte da linguagem não verbal.
A linguagem corporal é um tipo de linguagem não verbal, pois determinados movimentos corporais podem transmitir mensagens e intenções. Dentro dessa categoria existe a linguagem gestual, um sistema de gestos e movimentos cujo significado se fixa por convenção, e é usada na comunicação de pessoas com deficiências na fala e/ou audição.
Linguagem mista é o uso da linguagem verbal e não-verbal ao mesmo tempo. Por exemplo, uma história em quadrinhos integra, simultaneamente, imagens, símbolos e diálogos.
Dependendo do contexto social em que a linguagem é produzida, o falante pode