Pr Tica 02
Introdução
O Cloreto de Sódio (NaCl), mais conhecido como sal de cozinha, é classificado como sendo um composto iônico cristalino. A figura abaixo representa bem os cristais de Cloreto de Sódio, neste caso se trata do sal grosso. O sal que usamos diariamente em nossa alimentação é obtido a partir do refinamento e por isso é denominado de sal refinado.
O procedimento consiste em purificar o sal grosso, isto é, retirar impurezas, como Mg+2 e Ca+2 presentes no sal, através de processos de precipitação desses íons com auxílio de hidróxido de sódio (NaOH) e carbonato de sódio (Na2CO3).
Procedimentos
Utilizar 30 g de sal grosso, que devem ser macerados o máximo possível, utilizando almofariz e pistilo. Em seguida misturar com 100 mL de água, em um bécker, e agitar até dissolver o sal.
Em um outro bécker preparar uma solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH - 6M), que deverá ser adicionada ao sal, a fim de precipitar o Mg+2 na forma de Mg(OH)2, cuja solubilidade é muito baixa - 9 x 10-4 g/100 mL de H2O. Após ocorrer a precipitação, deve-se passar a solução por um filtro (papel de filtro), onde o sólido formado ficará retido no filtro. O material filtrado será recolhido em outro recipiente.
Em outro béckher preparar uma solução de carbonato de sódio (Na2CO3 – 2M) que será adicionada ao material filtrado, a fim de precipitar o Ca+2 na forma de CaCO3 de baixa solubilidade - 1,4 x 10-3 g/100 mL de H2O. O material filtrado será recolhido em outro recipiente, para ser aquecido até evaporar toda a água, sobrando, assim, o cloreto de sódio sólido - NaCl (cristais).
As reações que ocorrem são: + → +
+ → +
Conclusão
As pesquisas necessárias e o experimento realizado para complementar o trabalho mostram a necessidade do conhecimento dos diferentes comportamentos entre solutos e solventes envolvidos no preparo de soluções. Preparar, extrair, purificar e caracterizar diferentes substâncias