Anexo II Experimento
AULA EXPERIMENTAL – SISTEMAS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS
1. OBJETIVOS: Demonstrar, em sala de aula, a diferença entre sistemas homogêneos e heterogêneos além da identificação das fases de cada um deles.
2. INTRODUÇÃO:
Praticamente todos os materiais da natureza são formados por misturas de duas ou mais substâncias. O ar atmosférico, por exemplo, é uma mistura de diferentes substâncias gasosas, entre elas o oxigênio, o nitrogênio, o vapor d’água e o gás carbônico. Os rios e mares são formados por misturas de água e substancias nela dissolvidas. O solo é também uma mistura: contém areia, argila, sais minerais, água etc. Muitas vezes a aparência de um material já mostra que ele é uma mistura de duas ou mais substâncias. Mas em muitas situações, a simples aparência não é suficiente para que se possa chegar a uma conclusão a esse respeito. Para entender melhor essa situação, faremos juntos as seguintes atividades experimentais:
3. MATERIAIS E REAGENTES:
Copos
Colheres
Água
Areia
Sal de cozinha
Óleo
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Experimento I Colocar, em um copo, certa quantidade de água e, posteriormente, uma pitada de sal. Misturar utilizando uma colher e observar o que ocorre.
Experimento II Colocar, em um copo, certa quantidade de água e, posteriormente, um pouco de areia. Misturar utilizando uma colher e observar o que ocorre.
Experimento III Colocar, em um copo, certa quantidade de água e, posteriormente, um pouco de óleo. Misturar utilizando uma colher e observar o que ocorre.
Experimento IV Colocar, em um copo, certa quantidade de água, um pouco de óleo e, posteriormente, um pouco de areia. Misturar utilizando uma colher e observar o que ocorre.