Fisica Experimental 1
2Eden Santos Silva
Relatório do Experimento I
RESUMO
No presente relatório serão retratados todos os passos dos experimentos realizados no laboratório de física experimental referentes ao experimento II. Visa principalmente estudar o movimento retilíneo uniforme de um corpo, dando ênfase a um embasamento teórico preciso e claro, realização de experimentos que comprovem as teorias envolvidas. Este vigente trabalho retrata ainda, passo a passo de todos os experimentos realizados, bem como os valores números encontrados, dentre as variáveis do movimento: velocidade, tempo e espaço, sendo estudado também, como funciona as funções horárias em que os corpos entram em colisão, dando, também, ênfase aos valores numéricos encontrados ao longo do experimento. Além disso, foram estabelecidos gráficos de acordo com os valores obtidos, de forma que as retas ou curvas encontradas nestes gráficos retratem fielmente o conceito de movimento retilíneo uniforme.
INTRODUÇÃO
No estudo da Física, o movimento é caracterizado como a variação espacial de um objeto ao decorrer de determinado espaço de tempo. Para caracterizarmos se um corpo está em repouso ou em movimento é necessário adotar um referencial inercial, que pode ser um ponto no espaço ou outro objeto ou partícula qualquer que possa ser tomado como referência. Importante ainda, a ressalva que em física o movimento pode ser dividido em movimento retilíneo uniforme, no qual a velocidade com que o objeto se movimenta é constante, não havendo aceleração, e ainda, movimento uniformemente variado, no qual a velocidade de deslocamento do objeto varia ao decorrer do tempo.
Ao determinado objeto se mover ao longo de um percurso, este gera sucessivas posições ocupadas no espaço ao decorrer do tempo, formando uma figura geométrica. Este conceito é denominado trajetória. Importante caracterizar que a trajetória