FISICA EXPERIMENTAL 1
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FÍSICA I
Relatório
TABELAS E GRÁFICOS – ESCALAS LINEARES
SUMÁRIO
Página
1. RESUMO
Gráficos, equações e tabelas são importantes ferramentas utilizadas na física para facilitar a visualização, interpretação e analise de conjuntos de dados experimentais. Para isso é preciso fornecer, toda a informação necessária que permita sua leitura correta e simples, utilizando as escalas necessárias a cada situação.
A atividade experimental proposta no laboratório de física era a elaboração de dois gráficos em papel milimetrado a partir de duas tabelas fornecidas pela professora. Primeiro foi traçado o gráfico da corrente elétrica em função do potencial elétrico e o segundo da posição de um caramujo em função do tempo. Em seguida, foram traçadas, as retas da margem de erro.
No fim da experiência, ficou claro que a análise de dados através de gráficos fica muito mais simples de visualizar e interpretar.
2. INTRODUÇÃO
Gráficos e tabelas são importantes instrumentos de apresentação de dados numéricos, pois permitem uma visualização imediata do comportamento de suas variáveis.
A construção de ambos têm que ser de forma mais clara possível, para que possibilite a quem lê o trabalho ter uma interpretação correta dos dados.
Existem vários tipos de gráficos e tabelas e devemos escolhe-los de forma adequada para cada situação.
O objetivo do experimento é representar resultados numéricos e incertezas de medidas em tabelas e gráficos. Além de encontrar parâmetros de funções que melhor se ajustem aos resultados experimentais, comparando-se os valores de a e b achados na fórmula de regressão linear, com os achados no campo visual analisando-se o gráfico e encontrando o coeficiente angular.
A regressão linear é a previsão de valores de uma variável