Fisica Experimental 1
Leandro L. Gomes da Rocha
Universidade Estácio de Sá – Campus Recife
Turma 3011 – Quinta-feira – Noite – 1 Horário – Física Experimental I
Resumo: Neste primeiro experimento depois de preparado o instrumento, foram tomadas 5 medidas da altura do frasco, 5 medidas do diâmetro externo da parede do frasco e 5 medidas do diâmetro interno da parede do frasco, sendo utilizado respectivamente o Paquímetro.
Objetivo da experiência: Introduzir o conceito de algarismo significativos. Definir os diferentes tipos de erros existentes numa medida física. Avaliar a precisão e aprendizagem da manipulação de instrumentos de medidas diversos.
Objetivo da especifico da experiência: 1) Familiarizar o aluno com algumas técnicas de medidas e cuidados experimentais no laboratório. 2) desenvolver a habilidade de trabalhar com algarismos significativos, desvios avaliados e propagação de erros, utilizando instrumentos de medida muito simples onde nesse caso o que foi usado foi o paquímetro.
Introdução (Teórica):
O paquímetro é um importante instrumento de medida; suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ou até mesmo de milésimos de milímetro (como é o caso do micrômetro).
O termo Paquímetro vem do Grego: (paqui (espessura) e metro (medida), é uma ferramenta utilizada para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. O nônio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
Nesse primeiro experimento foram estudadas as formas com que se trabalha a obtenção de medidas de determinados objetos, com o Paquímetro.
O objetivo de tomar medidas com tais instrumentos se deve pela dificuldade de leitura onde há necessidade de precisão em medidas